Como mudar a versão do Python no Ubuntu e no Debian
Python é uma linguagem de programação de alto nível, amplamente usada para programação de sistema. Ele está disponível para todos os sistemas operacionais populares. Você pode instalar mais de uma versão do Python em um único sistema. Depois de instalar várias versões do Python, você pode alternar o Python padrão com a ferramenta de alternativas de atualização.
Todos os desenvolvedores Python são recomendados a usar um ambiente virtual para os aplicativos. O que fornece um ambiente isolado para o aplicativo com uma versão Python definida.
Mudar a versão do Python no Ubuntu e Debian
A ferramenta de linha de comando de alternativas de atualização serve para criar e manter links simbólicos para os comandos padrão. Com a ajuda disso, podemos alternar facilmente os comandos para versões diferentes. Para este tutorial, Python3.9 e Python2.7 são instalados em um sistema Debian. Vamos criar um grupo para ambos os comandos e definir links simbólicos.
- Crie um link simbólico de /usr/bin/python2.7 para / usr / bin / python e defina o nome do grupo como “python”. Posteriormente, o nome do grupo será usado para alternar os links.
sudo update-alternatives --install /usr/bin/python python /usr/bin/python2.7 1
Saída
update-alternatives: using /usr/bin/python2.7 to provide /usr/bin/python (python) in auto mode
- Mude o link do symlink para /usr/bin/python3.9 para / usr / bin / python e defina o nome do grupo como “python”. O nome do grupo deve ser o mesmo para todas as versões do python.
sudo update-alternatives --install /usr/bin/python python /usr/bin/python3.9 2
Saída
update-alternatives: using /usr/bin/python3.9 to provide /usr/bin/python (python) in auto mode
- Repita a etapa 2 para adicionar mais versão do Python ao grupo, que já está instalado em seu sistema.
- Neste ponto, você adicionou duas versões binárias do python ao nome do grupo “python” . Agora, você pode alternar facilmente para qualquer versão com os comandos a seguir. Aqui, “python” é o nome do grupo definido nos comandos acima.
sudo update-alternatives --config python
Saída: [Selecione a opção]There are 2 choices for the alternative python (providing /usr/bin/python). Selection Path Priority Status ------------------------------------------------------------ 0 /usr/bin/python3.9 2 auto mode * 1 /usr/bin/python2.7 1 manual mode 2 /usr/bin/python3.9 2 manual mode Press to keep the current choice[*], or type selection number:
Nesta saída Python acima, 2.7 é definido como a versão atual. Para mudar isso para Python 3.9, você precisa inserir 0 ou 2 e pressionar Enter.
- É isso. A versão Python atual é alterada em seu sistema. Basta digitar o seguinte comando para visualizar a versão corretamente ativa do Python.
python -V
SaídaPython 3.9.2
Você pode adicionar várias versões do Python a um grupo (etapas: 01 e 02) e alternar facilmente entre elas.
Conclusão
Neste tutorial, você aprendeu como alternar as versões padrão do Python em seus sistemas Ubuntu e Debian Linux. Em vez de trocar de versão, você também pode configurar o ambiente virtual Python para seus aplicativos.