Como deletar um arquivo no Git

1 de novembro de 2021 Off Por sudoroot

Durante o processo de desenvolvimento, vários arquivos serão adicionados ao seu repositório. Por outro lado, vários deles serão removidos. Ou porque não são mais necessários ou porque se tornaram excedentes às necessidades. Excluir algo é fácil no setor de TI, tende a acontecer acidentalmente e quando menos queremos que aconteça, certo? O mesmo acontece com a exclusão de arquivos no Git. Mas para evitar toda a confusão entre deletar o arquivo do repositório ou do sistema de arquivos, neste tutorial aprenderemos como deletar arquivos no Git. Assim podemos ter certeza de que a remoção acidental dos arquivos se tornará coisa do passado.

Como excluir um arquivo no Git – Repositório e sistema de arquivos

O comando Git para exclusão de arquivo é muito semelhante ao comando que está sendo usado em todas as distribuições Unix. Cada vez que você deleta um arquivo no git, você tem que submeter e enviar suas mudanças. Mostraremos como fazer isso no exemplo abaixo.

Em primeiro lugar, vamos remover o arquivo.

git rm test_file 

A saída será semelhante à mostrada abaixo.

Saída
rm 'test_file'

O que isso fez foi remover o arquivo do repositório e do sistema de arquivos. A próxima etapa é confirmar essa mudança. Veja como você pode fazer isso.

git commit -m “Removed test_file from Git repository and filesystem” 

E a última etapa é enviar a mudança para seu repositório remoto. O push Git simples cuidará disso.

git push 

Parabéns! O arquivo chamado “test_file” foi removido com sucesso. Só quero ressaltar que o arquivo que usamos é apenas um exemplo. O mesmo vale para a linha de confirmação entre aspas. Tanto o nome do arquivo quanto aquela linha terão que ser o arquivo real que você deseja remover e confirmar a linha que se ajusta à ação que você acabou de executar.

Como Excluir Arquivo no Git – Recursivamente

Este é idêntico ao que seria usado em distribuições baseadas em Unix também. Mesmo comando, mesma filosofia, com a adição da bandeira “-r”.

Ações como esta são extremamente úteis quando você precisa remover todo o diretório, ou mesmo vários diretórios de uma vez. O exemplo abaixo mostra como remover recursivamente o diretório.

git rm -r dir_for_testing  

Novamente, temos que comprometer a mudança.

git commit -m “Removed dir_for_testing from Git repository” 

E, finalmente, empurre-o.

git push 

O que fizemos com esses três comandos é que na verdade removemos o diretório chamado “dir_for_testing” junto com todo o conteúdo dele, e isso inclui subdiretórios.

NOTA: Seja extremamente cuidadoso ao remover algo recursivamente! Isso pode causar danos irreparáveis ​​em seu repositório. Sempre verifique seu trabalho e sintaxe que está sendo usada.

Como deletar arquivo no Git – Just Repository

Se você estiver enfrentando um cenário no qual deseja excluir do seu repositório Git, mas deseja mantê-lo no sistema de arquivos, você terá que usar o sinalizador “–cached”. Portanto, mesma sintaxe, mesmo processo, basta adicionar o sinalizador.

git -rm --cached test_file  git commit -m “Removed test_file from Repository”  git push 

Conclusão

Esperamos que você tenha aprendido algo novo hoje e que você faça um bom uso disso. Vou apontar mais um que é crucial sempre verificar sua sintaxe. Você não quer remover algo por acidente.